Um investidor de sucesso pode nascer com muitas das características que o colocam à frente dos demais no disputado mercado de ações. Para se dar bem nos investimentos é necessário mais do que um grande capital para comprar ações. O investidor de sucesso possui conhecimento técnico e algumas características de personalidade que o ajudam a fazer as escolhas certas nos momentos certos.

Em alguns casos, um investidor precisará desenvolver os traços de personalidade e conhecer as artimanhas daqueles que conhecem o mercado há mais tempo, sabem valorizar seu patrimônio e produzir riquezas com mais facilidade. Nesse post, detalhamos alguns pontos técnicos e de personalidade que ajudam investidores a obter sucesso no mercado financeiro. Vamos conhecê-los?

Características técnicas do investidor de sucesso

Informação

Uma pessoa comum pode investir, mas ela vai precisar se cercar de uma base de informações técnicas antes de se lançar se não quiser contar apenas com a sorte. Você precisará de informações sobre contratos, mercado e negociações e, em alguns casos, precisará da ajuda de uma empresa para assessorar seu ingresso no mercado financeiro. Uma boa orientação vai descartar investimentos que não se encaixam para diferentes perfis de investidor.

Conhecimento dos riscos

Esse item está relacionado ao anterior. É uma das informações técnicas que um investidor precisa ter. Quem está disposto a investir precisa saber desde já que assumirá riscos. Isso porque independente do investimento, todos possuem alguma margem de risco. O investidor de sucesso conhece todos. Os riscos mais comuns são: risco de mercado, risco do ativo e risco de crédito.

Prática

Essa característica será desenvolvida somente com a experiência em investimentos. O investidor de sucesso conhece o comportamento do mercado, sabe como agir e se é preciso mesmo agir em diversas situações. É como diz o ditado: a prática leva à perfeição. Tudo bem que ele não estará livre dos riscos, mas saberá administrá-los e enfrentá-los com mais facilidade por conta do seu conhecimento prático.

Características pessoais

Disciplina

Um investidor é frequentemente desafiado a tomar decisões, mas não é recomendado a ninguém sair comprando ações por impulso. A disciplina ajudará a desenvolver e respeitar uma estratégia para não desperdiçar dinheiro. Quem não se considera muito disciplinado pode exercitar essa característica em outras atividades, como um esporte, por exemplo, e através dele se adaptar e aprender a eleger prioridades pessoais.

Paciência

Definitivamente, o mercado de ações costuma dar melhores resultados para quem sabe esperar e se projeta no longo prazo. Quem pretende fazer seu patrimônio crescer através de ações, precisa ser paciente em vez de mudar de investimento a cada oscilação do mercado, independentemente do fator que a causou. Apesar de paciente, o investidor de sucesso não é teimoso. Ele saberá ser flexível e inteligente para acompanhar alguma mudança de cenário.

Intuição

Parece sorte quando apenas um investidor ou um pequeno grupo deles resolve comprar as ações que mais valorizaram em determinado período. Na verdade, provavelmente foi a intuição e o conhecimento prático do mundo financeiro que orientaram a escolha. As incertezas do mercado precisam ser enfrentadas com instinto e o investidor de sucesso sabe dosá-lo para perceber oportunidades e bancar decisões.

Conhece outras características de um investidor de sucesso? Compartilhe sua experiência nos comentários.